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Aqui você encontrará atividades desenvolvidas no curso PROINFO: "Tecnologias na educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs"; além de atividades de matemática e ciências desenvolvidas no laboratório de informática da E.M. Altina Olívia Gonçalves, em Ipatinga - MG.

Abraços,
Sara Herdy

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Atividade 4.7


Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Orientações:
Aponte as idéias principais, respondendo as seguintes questões em forma de um pequeno texto.
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Para ajudar a responder estas questões li o artigo
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo  (Guia do cursista, págs. 183 a 187)

                         De acordo com o dicionário mini Aurélio, currículo é definido por: “matérias constantes de um curso”. Sabemos que o currículo escolar é a organização das disciplinas, dos conteúdos a serem contemplados nas diversas modalidades de ensino. Entretanto, seu sentido vai muito além do que a didática da organização de conteúdos. Segundo as autoras¹, o “currículo é concebido como construção social, cultural e histórica que envolve conhecimento, poder, tomada de decisão, produção de identidades e de conhecimentos resultantes dos diversos processos individuais e globais de construção mentais influenciados pelas relações sociais”. Portanto, currículo na visão prática, não se trata apenas de um conjunto de disciplinas ou conteúdos a serem seguidos, pois envolve um processo cultural transformador, deve ser baseado nas necessidades e experiências dos alunos.

                         O professor Pedro Demo afirma que “[...]Quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa.[...] nós temos que restaurar a escola para ela se situar nas habilidades do século XXI, que não aparecem na escola. Aparecem em casa, no computador, na internet, na lan house, mas não na escola. Infelizmente, nosso sistema educacional não anda na mesma velocidade em que a tecnologia avança. Os alunos acompanham esse avanço tecnológico fora da escola. Aprendem rápido porque se sentem atraídos. A escola deve tirar proveito deste fato e melhorar seus recursos tecnológicos, modificando, assim o currículo e suas metodologias conseguindo com que os alunos sejam, então os gestores de seu aprendizado.
                        Hoje, é possível de qualquer lugar em que se esteja assistir a uma conferência, acessar vídeos, interagir com pessoas de qualquer parte do mundo, compartilhar fotos e documentos, fazer uma pesquisa, receber e enviar provas em instantes. Além disso, uma quantidade enorme de conteúdos pode ser incluída em um site e tornar-se imediatamente acessível a qualquer usuário autorizado. São muitas as contribuições das TIC’S no ambiente escolar, nós educadores não devemos usá-las simplesmente como suporte ao ensino tradicional, elas devem estar de fato integradas ao currículo. Segundo as autoras¹, “são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologia”. É necessário promovermos atividades que favoreçam a produção colaborativa de conhecimentos, desenvolvendo projetos que utilizem recurso digital.


(¹)Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida – PUC-SP
Maria Elisabette Brisola Brito Prado – UNICAMP e UNIBAN
(Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo)


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