Olá!

Olá!

Sejam bem vindos, colegas, alunos, professores e demais interessados nesse blog!


Aqui você encontrará atividades desenvolvidas no curso PROINFO: "Tecnologias na educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs"; além de atividades de matemática e ciências desenvolvidas no laboratório de informática da E.M. Altina Olívia Gonçalves, em Ipatinga - MG.

Abraços,
Sara Herdy

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Atividade 4.1


      CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA


      Faça uma reflexão tendo como base a experiência que você adquiriu durante o este curso sobre as possíveis mudanças no ensino aprendizagem.

No início do ano estava um pouco apreensiva quanto a trabalhar com as tecnologias da informação, normalmente temos "medo" do que é novo, de mudar as práticas que estamos habituados. Mas gosto de desafios e principalmente de superá-los. Aprendi muito com esse curso e espero aprender mais com as trocas de experiências entre os colegas. Acredito que somente através de estudos e capacitações vamos aperfeiçoar nossas práticas, tornando nossas aulas interessantes, dinâmicas  e possibilitando que os alunos tenham uma aprendizagem significativa.

Estava pesquisando sobre inclusão digital e me deparei com o blog da professora Claudinéia Santos. Achei interessante esse texto e acho que ele relata bem o que penso:
"Perante os grandes avanços tecnológicos nós educadores, nos vemos diante do desafio de romper os limites de nossa formação e construir relações entre as novas tecnologias, o ensino e a aprendizagem. Esses recursos favorecem uma série de possibilidades para tornar o aprendizado mais atraente, mas devem estar inteiramente associados aos objetivos didáticos que pretendemos alcançar. Com a tecnologia podemos modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender, podemos transformar nossas aulas em processos contínuos de informação, comunicação e de pesquisa, onde vamos construindo o conhecimento de forma prazerosa nos tornando um facilitador da aprendizagem e os alunos-participantes ativos."

Essa experiência possibilitou-me trabalhar com recurso digital e perceber o quanto os alunos gostam desse tipo de atividade e o quanto esse recurso pode melhorar a aprendizagem, pois os alunos sentem-se motivados e envolvidos. O meu papel foi de mediadora e o aluno o ator principal da construção do conhecimento. Fui auxiliando-os para que chegassem às suas próprias conclusões.

As atividades são desenvolvida em dupla/grupo, o que favorece a comunicação e interação entre os alunos. Os que têm mais facilidade procuram auxiliar os colegas. Esse tipo de atividade favorece também a comunicação e interação entre os professores (regente e laboratório), pois precisamos reunir e planejar as atividades que são desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário