Olá!

Olá!

Sejam bem vindos, colegas, alunos, professores e demais interessados nesse blog!


Aqui você encontrará atividades desenvolvidas no curso PROINFO: "Tecnologias na educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs"; além de atividades de matemática e ciências desenvolvidas no laboratório de informática da E.M. Altina Olívia Gonçalves, em Ipatinga - MG.

Abraços,
Sara Herdy

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Atividade 3.6


Prefeitura Municipal de Ipatinga
Secretaria Municipal de Educação Centro de Formação Pedagógica – CENFOP
Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informações e Comunicações – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas
Atividade 3.6: Reúnam-se em dupla ou trio, e reorganize o planejamento anterior ou o projeto usando mídias digitais, pode-se usar o esboço do projeto da atividade anterior ou fazer um novo.
Jogos matemáticos – trabalhando o raciocínio lógico
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular : Matemática
Tema: Raciocínio lógico
Justificativa: Por que apresentar desafios lógicos aos alunos?
Problemas curiosos, enigmas, quebra-cabeças são atrativos que desafiam à curiosidade e a resolução, levando-lhes ao desenvolvimento da criatividade e a aperfeiçoar o raciocínio. Além disso, sabe-se que o conhecimento lógico-matemático é que vai subsidiar o conhecimento aritmético. Nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, organização, a concentração e o raciocínio lógico. Os jogos são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento. E os jogos de matemática apresentados no site rachacuca, não são apenas jogos simples nos quais são necessários resolver contas ou expressões rapidamente. Muitos deles exigem que o jogador faça isso e também utilizem um pouco de lógica.
Objetivos: Construir formas de raciocínio lógico. Aprimorar a habilidade do cérebro em usar a lógica. Trabalhar com números e fazer contas com mais eficiência.

Desenvolvimento:

·         Laboratório de informática

Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que em duplas resolvam os desafios propostos no site: RachacucaJogos para pessoas com mais de 12 anos (Jogos ideais para que as pessoas exercitem o raciocínio, a lógica e muito mais).

Oriente-lhes para que escolham um ou mais desafios dessa página e que anotem os procedimentos utilizados na resolução de cada um deles, esses procedimentos podem ser desenhos, descrição narrativa ou outro. Não deixe que eles desanimem, pois como são desafios, alguns alunos com mais dificuldades, podem desanimar achando que está errado, porém, informe-lhes que você estará avaliando o pensamento lógico, mesmo não sendo a resposta correta, ele pode ter conseguido uma resposta com um pensamento lógico. Peça aos alunos que relatem qual desafio ele mais gostou.

Recursos: Atividades  interativas encontradas na página do RACHACUCA: http://rachacuca.com.br/jogos/tags/mais-de-12-anos/   


Avaliação: Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as estratégias para a resolução dos problemas, as contribuições dadas e os registros criados durante a realização das atividades.

Sugestões:

·         Logicando: brincando e aprendendo Lógica http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1919


  •           A lógica é lógica mesmo? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário