Olá!

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Sejam bem vindos, colegas, alunos, professores e demais interessados nesse blog!


Aqui você encontrará atividades desenvolvidas no curso PROINFO: "Tecnologias na educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs"; além de atividades de matemática e ciências desenvolvidas no laboratório de informática da E.M. Altina Olívia Gonçalves, em Ipatinga - MG.

Abraços,
Sara Herdy

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Atividade 3.4


Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informações e Comunicações – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas


3.4. Planejar uma aula para ser desenvolvida com seus próprios alunos, envolvendo uso de mídias digitais. Nesse planejamento é bom deixar claro o tema a ser desenvolvido, os objetivos, os recursos, a modalidade (Ensino Fundamental, Educação Infantil ou Eja), as etapas detalhando tudo da melhor maneira possível.
Salve esse planejamento em BrOffice Writer e ainda organize-o no Impress para apresentar no nosso próximo encontro.


Estrutura curricular

Modalidade / Nível de Ensino - Ensino Fundamental Final
Componente Curricular - Matemática
Tema – Tabelas e gráficos
Objetivo


  • Coletar e organizar dados obtidos através de pesquisa.
  • Construir tabela de frequência absoluta e sua representação gráfica (gráficos de barras, colunas e setores) utilizando o
BrOffice Writer.
  • Interpretar as informações contidas em um gráfico.

Descrição




1ª atividade:
Selecionar juntamente com os alunos um tema, como por exemplo: estilo de música preferida; profissão que desejam exercer; time de futebol preferido; candidatos à eleição municipal; disciplina que os alunos consideram mais fácil de aprender, entre outras e realizar uma pesquisa na sala de aula.
2ª atividade:
Construção de tabelas e gráficos utilizando o BrOffice Writer.
Entregar o roteiro abaixo e fazer passo a passo com os alunos:
  • Ir em iniciar – ferramentas de produtividade – processador de texto.
  • Digitar o título TABELAS E GRÁFICOS
  • Vá em Inserir – Tabela – 6 linhas e 2 colunas.
  • Preencher a tabela com os dados da pesquisa,
  • Selecionar tabela.
  • Vá em Inserir – Objeto – Gráfico – Colunas – clique em próximo,
  • Em intervalos de dados, selecionar série de dados em linhas.
  • Em elementos do gráfico, digitar Título e CONCLUIR,
  • De forma análoga construir o gráfico de barras e pizza.
  • Salvar o documento na pasta da turma.

Avaliação:



O professor deve avaliar o interesse e a participação no desempenho de cada atividade proposta, interferindo sempre que achar conveniente.

Autor

Sara Alves da Silva Herdy


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